São João do Piauí, 30 de maio de 2020
(86)995258210
Saúde
Ponto fraco do coronavírus pode estar em anticorpo contra SARS
Foto divulgação / Flavio Lo Scalzo / Reuters
Ponto fraco do coronavírus pode estar em anticorpo contra SARS
04/04/2020 18h03

Um estudo divulgado por cientistas do Instituto de Pesquisas Scripps, nos Estados Unidos, publicado na sexta-feira (03) no periódico científico Science, aponta que anticorpos obtidos de um sobrevivente da epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda), que ocorreu no início dos anos 2000, pode ser a chave para mostrar um potencial ponto fraco do novo coronavírus.

Esse estudo é o primeiro a traçar um “mapa” da interação dos anticorpos humanos frente a essa família de vírus, numa escala que chega ao nível atômico.

Embora o anticorpo tenha sido produzido em relação à SARS, causada pelo vírus SARS-CoV (um tipo de coronavírus, como o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19), ele reage de maneira cruzada também com o novo coronavírus.

O mapa estrutural revelou um local praticamente idêntico em ambos os micro-organismos, no qual o anticorpo humano se vincula, sugerindo um ponto vulnerável para essa família de vírus.

“O estudo de locais como esses, dentro desses vírus, pode nos ajudar a criar uma estrutura básica para a formulação de vacinas e medicamentos contra o SARS-CoV-2, e isso também protegeria o organismo humano contra outros tipos de coronavírus, inclusive aqueles que podem emergir no futuro”, diz Ian Wilson, pesquisador sênior desse estudo e professor de Biologia Estrutural no Departamento de Biologia Estrutural, Computacional e Integrativa da Scripps Research.

Os laboratórios da Scripps Research estão colhendo amostras de anticorpos, via doação de sangue, no mundo todo, de pessoas que se recuperaram da Covid-19 para aprofundar os estudos em busca de novos medicamentos e vacinas para conter a pandemia.

FONTE: R7
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]acaru.com.br

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium