São João do Piauí, 30 de novembro de 2020
(86)995258210
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas.Cel: (86) 99525-8210
Por que só 7% dos municípios tiveram acesso ao Saúde na Hora?
16/04/2020 11h02

O governo federal facilitou o acesso dos municípios brasileiros ao programa Saúde na Hora, no início de março. O acesso teve como objetivo reforçar o atendimento durante a emergência de Saúde Pública ocasionada pela COVID-19. O Programa disponibilizou R$1,7 bilhão para que as secretarias de saúde desses municípios pudessem se habilitar e conseguir o repasse. Mas não foi isso que aconteceu.

Com o Saúde na Hora, nesses municípios, a população passaria a ter mais flexibilidade de horário para acessar os serviços ofertados nos postos de saúde, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, pré-natal, entre outros. Mas acontece que somente 357, ou seja, apenas 7% dos municípios brasileiros tiveram interesse em participar do Saúde na Hora.

Mas por que os municípios não estendem o horário de atendimento e comprovam produção em horário ampliado, visto que a gritaria dos municípios é justamente para que a União libere recursos? Foi por desconhecimento? Ou por que nos municípios, a saúde das pessoas tem hora para acontecer?

A resposta talvez possa ser respondida da seguinte forma: os municípios não têm estrutura para operacionalizar os serviços além o horário normal; ou talvez, o medo de receber esses recursos e ter que prestar contas de forma bem rigorosa.

De uma forma ou de outra, só quem saiu perdendo com essa inércia dos munícipios foi a população, que continuará a mercê dos tímidos investimentos em saúde, além de não terem uma serviço de saúde flexibilizado, nos postos de saúde, como prevê o Saúde na Hora.

Dinheiro existe, mas ir atrás é a tarefa mais difícil para a esmagadora maioria dos prefeitos, Brasil afora. Vale mais esperar o pacote de medidas econômicas do governo federal do que ampliar serviços de saúde e ter acesso a um programa que beneficiaria diretamente a população.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium