São João do Piauí, 24 de junho de 2021
(86) 995258210
A FONTE
A FONTE
Notícias breves sobre poder e fatos políticos locais, regionais e nacionais
Joe
Por: Joe
Anvisa discute liberar teste rápido para covid-19 em farmácias
27/04/2020 14h57

Os diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) discutem nesta terça-feira (28) se liberam a aplicação de testes rápidos do novo coronavírus em farmácias. Atualmente, testes rápidos são aplicados em ambiente hospitalar e clínicas das redes pública e privada.

O receio de autoridades de saúde, como da OMS (Organização Mundial de Saúde), é que testes rápidos têm alto índice de ‘falso negativo’, se aplicados nos primeiros dias de sintomas da doença.

A expectativa de fontes do Ministério da Saúde é que a Anvisa aceite a aplicação em farmácias, mas exigindo que o teste seja feito apenas após alguns dias do surgimento de sintomas da doença.

A forte chance de falso negativo, nos primeiros dias, deve-se à característica do exame, que detecta anticorpos para a doença. Essas substâncias só surgem quando o corpo reage ao vírus, o que leva alguns dias. Por isso, autoridades recomendam uso de testes do tipo "RT-PCR", mais lento e caro, para garantir diagnóstico preciso para a covid-19.

FONTE: R7
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium