São João do Piauí, 26 de janeiro de 2022
Educação
Joe
Por: Joe
Procon pede que escolas apresentem custos para manter preço de matrículas
Procon pede que escolas apresentem custos para manter preço de matrículas
04/05/2020 18h34

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) quer que as escolas particulares sejam transparentes com os custos durante a pandemia e que o valor das mensalidades sejam reduzidos por conta do ensino à distância.

“Se as escolas estão gastando com esse sistema EAD (ensino a distância), que elas mostrem para os pais. Que as escolas abram sua caixa, que digam se estão gastando com esse sistema muito mais. Porque na cabeça de todo mundo não justifica você estar com essa mensalidade em um sistema à distância. Ninguém entende enquanto a escola não colocar transparência nisso”, disse o promotor de Justiça e coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro.

O promotor adiantou que caso não haja avanço nas negociações com os pais, as escolas poderão ser alvo de processos na justiça. Ele também disse que qualquer desconto na mensalidade deve ser devidamente justificado.

“Vamos começar a fazer audiência. Caso não avance vamos começar a ser obrigado a cobrar multa. Estamos abertos ao diálogo mas infelizmente a experiência que nós temos no Procon é que as escolas não apresentam as despesas nem no período do normal”, pontuou Ribeiro.

Segundo o Procon, a planilha de custos deve ser apresentada aos pais em até 40 dias antes da matrícula. O promotor também ressaltou que muitos dos pais estão ficando desempregados ou com a redução de salários o que seria desproporcional à manutenção do valor integral das matrículas

Nivaldo Ribeiro diz que é permitida a negociação da escola individualmente com cada pai ou responsável, mas que o Procon vai interferir nos casos em que não houver avanços de diálogos.

FONTE: Cidadeverde
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2022 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium