São João do Piauí, 31 de maio de 2020
(86)995258210
Geral
O que faz do Gol o protagonista no mercado de carros usados
13/05/2020 14h08

Assim como a marca da Volkswagen não demorou até se notabilizar no mercado automotivo brasileiro, o mesmo se pode dizer do seu principal modelo em relação ao número vendas durante décadas. O Gol, veículo lançado em 1980, corresponde ao único automóvel brasileiro a superar mais de 5 milhões unidades comercializadas, ultrapassando o Fusca como o carro mais adquirido da história do país.

Curiosamente, o sucesso da Volkswagen através da oferta do Gol no solo brasileiro se contrapõe ao insucesso que o modelo apresentou na Europa, em virtude da popularização do Volkswagen Polo, que se consolidou no Velho Continente e representou um número bem superior de vendas. Em meio ao atual cenário econômico que envolve o Brasil, parece cada vez mais utópico a aquisição de automóvel zero quilômetro.

A conduta do consumidor em meio à crise

O consumidor, impactado pela crise que vem assolando o país desde o princípio da década, não detectou credibilidade no mercado acerca de investimentos em médio e longo prazo, tendo em vista que, diante das incertezas com a empregabilidade, o fomento do consumo é algo que, hoje, parece cada vez mais distante.  

Deste modo, é natural que não somente os consumidores busquem alternativas mais econômicas no mercado para suprir suas carências, mas, sobretudo, a demanda molde-se em relação ao atual momento financeiro da sociedade, promovendo investimentos destinados a um enfoque na classe C e D, a fim de obter um retorno por meio de produtos com preços mais acessíveis. Perspectiva essa que, norteada pela propensão do cidadão brasileiro, influenciou o mercado automotivo.

Embora as perspectivas de retorno financeiro sejam inegavelmente elevadas quando se trata um veículo novo, seria irracional mencionar que a comercialização de automóveis seminovos não favorece o momento atual da indústria automotiva brasileira.

A nova tendência pela aquisição de veículos usados

Pautando-se pela premissa de que os veículos novos são mais caros e, mediante esse cenário financeiro adverso, onde o cidadão não possui recursos para efetuar investimentos tão expressivos, sobretudo em automóveis, o carro seminovo torna-se uma alternativa viável e tentadora. Retratando o desejo do cliente, o segmento de veículos usados cresceu 2,28% em 2019, tendo em vista os custos mais acessíveis atrelados a manutenção de um carro que já possui anos de estrada. Primeiramente, o IPVA cobrado de um carro usado é inferior a um de um carro novo, contribuindo para o corte de custos que, nesse momento de crise, é indispensável. Além disso, a desvalorização cujo um automóvel zero sofre não é observada e um carro usado, uma vez que os carros novos desvalorizam 20% em média dos três primeiros anos de uso.

Volkswagen Gol: O sonho de consumo entre veículos usados

Diante deste mercado promissor, o Volkswagen Gol é o automóvel que mais tem atraído o consumidor de carros usados. O clássico da fabricante alemã, que ainda pode compreender anos de seguro ao condutor, casa seja adquirido após um ou dois anos de uso, reúne todas as credenciais que um consumidor inclinado pela aquisição de um veículo econômico, prático e tecnológico pode conter. Apesar de não ser surpresa essa predisposição do brasileiro em optar por um Gol, no momento de busca por um veículo usado, essa escolha representa inteiramente o papel que o modelo exerceu na indústria automotiva nacional: de protagonismo.

Reforçando o desejo de compra do nosso cidadão pelo mais clássico automóvel da Volkswagen, podemos atribuir essa preferência à questão da performance. À medida que um indivíduo identifica a necessidade de comprar um veículo, mas ciente da sua limitação econômica, é natural que o mesmo seja complacente acerca ausência de desempenho de um automóvel que seja usado. Todavia, o Gol serve para quebrar esse paradigma. Mesmo após anos de uso, certifique-se de que atingiu satisfação com essa compra e, observando seu custo benefício, ateste sua escolha bem-sucedida por um carro que sempre esteve à frente de seu tempo.

Gostou deste artigo sobre O que faz do Gol o protagonista no mercado de carros usados? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium