Há exato um mês e um dia, o Ministério Público determinava que o prefeito Gil Carlos desenvolvesse uma ferramenta de transparência dos recursos repassados para o combate do coronavírus e da Covid-19, no município.
O órgão ministerial recomendou que a gestão disponibilizasse, em sítio eletrônico oficial, um link específico ao acesso, em tempo real e, de forma completa, informações acerca de todas as contratações e aquisições realizadas, contendo, no que couber, os nomes dos contratados, os números de suas inscrições na Receita Federal do Brasil (CNPJs), os prazos contratuais, os objetos e quantidades contratados, bem como os valores individualizados dos contratados e os números dos respectivos procedimentos de contratação ou aquisição;
Um mês depois da recomendação feita pela 2ª Promotoria de Justiça local, a prefeitura não disponibilizou um link com as devidas informações capazes de permitirem fazer o acompanhamento, através de controle social, das receitas e despesas dos recursos para o combate do coronavírus e da Ciovid-19.
PAINEL DO GOVERNO DO ESTADO
A mesma falta de transparência de informações sobre aquisições, contratos e compras foi constatada com recursos para o combate do coronavírus pelo governo do Estado. O Ministério Público, depois de três pedidos de providências, consegui que a Justiça determinasse a disponibilidade de informações sobre receitas e despesas no site oficial do governo.
PAINEL NO TCE
O “Painel Covid-19 Piauí”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Piauí, permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS ao Estado e aos municípios piauienses, discriminando o montante de cada transferência, a data do recebimento e quanto deste valor é destinado a ações de enfrentamento à covid-19. Ao mesmo tempo, é possível consultar quais as principais despesas contratadas para o combate à pandemia, discriminando valores totais de contratos, objetos das despesas, principais empresas contratadas até o momento, entre outras informações de interesse geral.
09/01 às 11h12
Fundeb de São João do Piauí tem estimativa de R$ 50 milhões para 202508/01 às 17h56
Prefeitura de São João do Piauí reabre inscrições do concurso público04/01 às 10h51
Centro Catequético da Paróquia São Sebastião é arrombado e objetos levados04/01 às 08h42
Corpo é encontrado sobre calçada próximo ao Cemitério São João Batista02/01 às 20h44
Coligação de Alexandre Mendonça pede a cassação do mandato de Ednei Amorim31/12 às 04h41
Zé Guinguirro volta a comandar a presidência da Câmara 15 anos depois30/12 às 18h56
Ednei Amorim exonera comissionados e prestadores da Prefeitura de São João do Piauí21/12 às 10h25
Gestão de Ednei fecha contrato para adquirir R$ 240 mil com pães e bolo09/12 às 04h16
Gestão de Ednei Amorim descumpriu índices do FUNDEB e a LRF, aponta TCE-PI06/12 às 22h01
Corpo é encontrado em estado de decomposição na Favelinha, em São João do Piauí