O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, ingressou nesta quinta-feira (21) com ação judicial para que o município de São João do Piauí crie uma aba específica em seu portal da transparência para informar os gastos realizados no combate ao novo coronavírus.
O promotor de Justiça Jorge Pessoa, autor da ação judicial, solicita que a decisão judicial determine que a aba seja alimentada diariamente e apresente de forma discriminada os valores orçamentários e a execução de despesas, a exemplo de contratos administrativos de prestação e fornecimento de bens e serviços, nota de empenho, liquidação e pagamento, descrição do bem e/ou serviço, o quantitativo, o valor unitário e total da aquisição, a data da compra e o nome do fornecedor, com CNPJ, ou seja, todas as formas de gastos públicos relacionadas especificamente ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Em caso de descumprimento da decisão judicial, o promotor de Justiça pede a aplicação de multa diária no valor de 10 mil reais.
Na ação, Jorge Pessoa explica que em março deste ano a 2ª PJ de São João do Piauí abriu procedimento administrativo para acompanhar as ações do município relativas ao novo coronavírus. Posteriormente, o promotor expediu recomendação orientando os gestores de São João a providenciarem a disponibilização das informações referentes aos gastos efetuados no enfrentamento da Covid-19. Mas a secretária municipal de saúde e o prefeito não responderam à recomendação. Ao acessar o portal da transparência de São João do Piauí, o promotor de Justiça constatou que não havia ali dados sobre as despesas relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus.
03/02 às 04h37
Câmara de Vereadores de São João do Piauí faz primeira sessão de 2025 nesta segunda-feira09/01 às 11h12
Fundeb de São João do Piauí tem estimativa de R$ 50 milhões para 202508/01 às 17h56
Prefeitura de São João do Piauí reabre inscrições do concurso público04/01 às 10h51
Centro Catequético da Paróquia São Sebastião é arrombado e objetos levados04/01 às 08h42
Corpo é encontrado sobre calçada próximo ao Cemitério São João Batista02/01 às 20h44
Coligação de Alexandre Mendonça pede a cassação do mandato de Ednei Amorim31/12 às 04h41
Zé Guinguirro volta a comandar a presidência da Câmara 15 anos depois30/12 às 18h56
Ednei Amorim exonera comissionados e prestadores da Prefeitura de São João do Piauí21/12 às 10h25
Gestão de Ednei fecha contrato para adquirir R$ 240 mil com pães e bolo09/12 às 04h16
Gestão de Ednei Amorim descumpriu índices do FUNDEB e a LRF, aponta TCE-PI