Começa hoje (09/06) o julgamento dos pedidos de cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente, Hamilton Mourão, nas eleições de 2018.
Os processos foram colocados na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso. O julgamento será às 19h.
As duas primeiras ações que entraram no calendário de julgamentos tratam de supostos “ataques cibernéticos” a um grupo de Facebook que teria favorecido a candidatura de Bolsonaro.
As duas Aijes (Ações de Investigação Judicial Eleitoral) foram apresentadas pelos então candidatos à presidência Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL).
Eles alegaram que, durante a campanha, em setembro de 2018, o grupo virtual “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, sofreu “ataque virtual” que alterou o conteúdo da página.
Na época, Bolsonaro compartilhou a imagem alterada, agradecendo o apoio. Para os adversários, a atitude soou como “abuso eleitoral” e demostraria que o então candidato pelo PSL tinha, ao menos, ciência dos fatos.
Outras seis Aijes sobre a chapa presidencial eleita em 2018 estão em andamento no TSE. Quatro delas ainda não têm data para serem julgadas e apuram irregularidades na contratação do serviço de disparos em massa de mensagens pelo aplicativo WhatsApp durante a campanha eleitoral.
Os pedidos de cassação de Bolsonaro relativos a estes casos foram protocolados pelos então candidatos Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT).
21/01 às 16h24
Empresa MegaWeb Telecom é eleita a nº1 em qualidade de serviço de internet21/01 às 12h44
Ministério Público fiscaliza o plano de imunização contra a covid-19 em municípios21/01 às 12h25
Prefeitura de São João do Piauí inicia recadastramento dos servidores efetivos21/01 às 08h55
PF abre 516 inquéritos sobre fraudes do auxílio emergencial19/01 às 17h58
São João do Piauí inicia vacinação contra covid amanhã, dia 20End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados