O Dia 20 de Novembro é uma data alusiva às comemorações ao Grande Líder Zumbi dos Quilombos de Palmares, Comunidade Negra, situada atualmente no Estado de Alagoas.
Na prática, os negros no Brasil, ainda têm muito a lutar para poder ocupar o espaço social e obter o verdadeiro reconhecimento da sua importância de destaque dentro da sociedade brasileira.
Não se pode falar em democracia Racial, em um país onde ainda predomina a discriminação racial em relação às pessoas negras. Em um país onde o predomínio da maior parte da população é negra, fica muito evidente que precisamos lutar para que as injustiças sociais sejam combatidas de forma mais contundente quanto aos Direitos da Comunidade Negra Brasileira.
É condenável e inaceitável que em pleno dia 20 de Novembro de 2020, uma pessoa negra seja agredida, espancada e morta por seguranças brancos em um Supermercado no Rio Grande do Sul.
A participação da população negra na política brasileira ainda é muito pouca e tímida. As eleições desse ano comprovaram mais uma vez essa triste realidade.
Portanto, só haverá Democracia Racial nesse país, quando as injustiças sociais em relação às populações negras, forem combatidas e assim, possibilitar aos mais excluídos acesso e permanência aos seus direitos e deveres em pé de igualdade à população branca.
Não haverá justiça social enquanto o negro nesse país for tratado como subalterno e inferior ao homem branco brasileiro.