São João do Piauí, 28 de janeiro de 2021
(86)995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
Vaias desnecessárias
01/01/2021 20h18

A eleição para nova presidência da Câmara de São João do Piauí se realizou sob vaias, tumulto e muitos ânimos exaltados. Tudo isso por conta de um hábito que se traduz numa pseudo-submissão do Legislativo ao Executivo. O que não é verdade. Nunca foi.

Não se pode tribuir ao prefeito eleito a culpa pelo tumulto generalizado contra a decisão de Moacyr e de Dante em se unirem à oposição para juntos ocuparem a Mesa Diretora da Casa. O episódio, no entanto, passa uma sensação de que por trás disso haja um maestro com discernimento capaz de saber a quem fazer vaias ou render aplausos (dependendo do interesse político ou partidário). 

Embora tenha sido eleito com uma superioridade numérica, a derrota do bloco governista encabeçado por Adriana de Castro, candidata derrotada na eleição da presidência não significa uma derrota definitiva do prefeito na Câmara, visto que o parlamento local não tem tradição em fiscalizar ou prejudicar o andamento dos projetos de leis encaminhados pelo Executivo ao parlamento.

As vaias direcionadas ao "traidores", nas palavras e crenças dos aliados de Ednei, foram desnecessárias, isso por que o prefeito Ednei Amorim não terá nenhuma dificuldade para administrar o município.

O presidente Moacyr e o vereador Dante Quintans, eleitos na chapa de Ednei, apenas mostraram (ou se fizeram entender) que o Parlamento é um Poder independente e harmônico em relação aos demais. É pouco (ou improvável) que os dois vereadores façam oposição irresponsável, dificultando as pautas que inviabilizem projetos de melhorias para o município.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium