O prefeito Ednei Amorim foi eleito com sete vereadores. O que parecia ser “moleza” no parlamento, acabou se transformando em dificuldades. Isso por que dois dos membros de sua coligação decidiram trilhar caminhos diferentes. O petista Moacyr se articulou com a oposição e lançou sua chapa para a disputa da presidência da Casa; o emedebista Dante escolheu seguir a “trilha”, amigável ou política, e fazer parte da chapa do petista. E ganharam as eleições.
Mas o que surpreendeu o cenário político local não foi a formalização da disputa de Moacyr à presidência da Câmara; mas o discurso duro de Dante Quintans, ex-prefeito do município. Na solenidade de posse dos vereadores e do prefeito Ednei Amorim, Dante, a que tudo indica, e isso ficou explícito em seu discurso, rompeu as relações políticas com Ednei Amorim, amigo de longa data, ao chama-lo de covarde, ao se referir à condução do processo da eleição da Mesa.
O episódio de Dante foi um tiro certeiro nas pretensões de Ednei, que, por algum tempo, tinha certeza de que possuía maioria eslástica no parlamento.
O “ring político” que envolve os dois vereadores, Moacyr e Dante, e apoiadores de Ednei Amorim, ainda repercute nas redes sociais. Os ataques pessoais, motivados por questões políticas, ganham força em perfis dos apoiadores do prefeito, o que reforça ainda mais o distanciamento e o rompimento entre ambos.
Se Dante Quintans, de fato, rompeu definitivamente as relações políticas com Ednei, o emedebista terá uma tarefa nada fácil pela frente: conquistar a maioria que perdeu no parlamento local; a começar por atrair um dos vereadores da oposição para construir um entendimento político e um canal de sintonia para votar de acordo com o executivo.
29/09 às 04h40
Análise: A eleição mais acirrada de todos os tempos09/09 às 04h49
Ao denunciar Ednei Amorim, Equatorial citou “prática de gestão ilegal”29/08 às 05h22
Ednei corre contra o tempo e governistas convocam sessão extraordinária para votar ‘PL do Concurso’12/08 às 05h07
Embora tenha tido tempo, Ednei Amorim ignorou a realização de concurso01/08 às 22h16
PF mira Consórcio Nordeste pela compra de respiradores na pandemia30/07 às 09h40
Alexandre Mendonça e Ednei Amorim cara a cara com o Sindserm26/07 às 11h56
A lamentável desistência de Odilon Neto24/07 às 05h21
CPI para investigar gestão de Ednei e convocar primeira-dama pode ser aberta12/07 às 05h03
Com Ednei, pagamentos com lanches e quentinhas chegam a R$ 426 mil11/07 às 16h31
Prefeito Léo Leite pega multa de R$ 4,5 mil do TCE-PI