A democracia é algo que precisamos levar mais a sério. É um bem que garante nossa liberdade, desde que a nossa escolha seja de acordo com a nossa consciência. A defesa da democracia deve ser intransigente de nossa parte, pois é o melhor regime político que temos.
Mas também precisamos dar maior qualidade à democracia. Primeiro não se vendendo. Não se rebaixando a nenhum político. Não se pode ser vira-lata de nenhum político. Qualquer cidadão ou cidadã tem o direito de escolha, e tem que ser respeitado por isso. Assim também nenhum cidadão, nenhuma cidadã pode vender sua consciência. Eleição não pode ser um leilão. Eleição é um momento para escolhermos os melhores nomes. Pelo menos era assim que deveria ser. Quem vende o voto não pode reclamar de nada depois. Novamente: eleição não pode ser um leilão.
Segundo ponto é entender que nós somos os patrões dos políticos. Eles são servidores do povo. Foram eleitos para isso. Então, nada de puxar o saco de nenhum deles.
Outro ponto importante é que a gente, do povo, não pode ser passiva. Temos que ser ativos no teatro da política. Temos que cobrar de quem está no Poder. Temos que participar mais da vida política, e isso não se reduz a apenas a votar. Devemos criticar, cobrar, sugerir, protestar e fiscalizar sempre. É um direito nosso, como cidadãs e cidadãos que somos. O povo tem inteligência, sabedoria, independentemente do nível de escolaridade, e pode e deve participar da vida política sempre. Isso é democracia!
É assim que a democracia se amplia e se fortalece, que a democracia ganha qualidade. Precisamos exercer a nossa cidadania em toda a sua plenitude.
02/01 às 17h33
Atitudes diferentes para um ano diferente16/05 às 14h20
Sobre o apoio do vereador Elias Laurentino ao Deputado Firmino27/01 às 19h07
Sobre a decisão da presidência da Câmara Municipal de São João do Piauí17/01 às 18h26
Aliança com a Covid-19: da irresponsabilidade de parte da população à negligência e corrupção da classe política12/01 às 22h01
Levando mais a sério a democracia11/01 às 18h40
A Importância da Esperança