O prefeito Ednei Amorim decidiu seguir as orientações do decreto estadual n° 19445, que trata das medidas restritivas em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e a crescente ocupação de leitos de UTI no Piauí. Em São João do Piauí, são 1040 casos confirmados, com 22 óbitos. Atualmente, 81 pessoas estão em isolamento domiciliar e um paciente internado em hospital.
"É primordial salvarmos vidas. Seguir o decreto estadual, que amplia o decreto que publicamos no dia 19, é priorizar vidas. Pedimos à população que evite aglomerações, use máscaras e que se atente às restrições dadas pelos dois entes, o municipal e o estadual", pediu o prefeito.
Uma das restrições impostas é a proibição de eventos com ou sem música, festas carnavalescas ou não, bares e restaurantes funcionam até às 23h e o comércio não essencial até às 17h. Em caso de descumprimento, a população pode acionar a Polícia Militar e Civil, além da Vigilância Sanitária do Estado e do Município. Em São João do Piauí, a equipe recebe denúncias e reclamações por meio do número 89 99468 2368.
Cássia Lavor, coordenadora de Vigilância, afirma que o trabalho de fiscalização e orientação tem sido incessante, com as equipes averiguando se os decretos estão sendo cumpridos, tanto em zona urbana como rural. "No primeiro momento, a equipe trabalha para repassar e explicar o decreto para os proprietários dos estabelecimentos, uma ação educativa, após isso os fiscais realizam as fiscalizações".
Conheça outras medidas restritivas do decreto estadual:
- Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, com proibição da utilização de som ambiente, seja por meio de música ao vivo, som mecânico ou instrumental.
- O comércio não essencial deve funcionar até às 17h.
- Suspensão, em todo o estado, da realização de festas ou eventos comemorativos do Carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada.
- O poder público não poderá financiar ou apoiar eventos carnavalescos no período de vigência das restrições impostas pelo decreto.
- Suspensão de atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
O decreto municipal, número 07/21, também proíbe a realização do carnaval e prévias carnavalescas e outros eventos no período de 20 de janeiro a 18 de fevereiro:
- torneios, treinos ou eventos esportivos de qualquer modalidade;
- eventos musicais, com músicas ao vivo, voz e violão, paredão de som, DJ´s e karaokes,
- uso de brinquedos infantis e brinquedotecas em locais públicos e privados;
- vaquejadas, cavalgadas, passeatas,
- sítios ou locais que façam atendimento ao público, onde os mesmos possuam piscinas, campo de futebol e brinquedos, deve ser vetada a utilização desses locais.
02/03 às 20h58
Saúde de São João do Piauí informa alteração no número de óbito divulgado ontem, dia 1°27/02 às 11h44
Mais 160 idosos serão vacinados contra covid-19 em São João do Piauí22/02 às 12h48
São João do Piauí adota medidas do decreto estadual para enfrentamento da covid-1917/02 às 11h35
Aulas da rede municipal de ensino de São João do Piauí iniciam nesta quinta, dia 1814/02 às 20h18
Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica13/02 às 20h33
Ex-secretária de Educação de São João do Piauí terá que devolver R$52 mil11/02 às 12h04
Seminário aborda potencialidades na apicultura em São João do Piauí10/02 às 11h58
Prefeitura de São João do Piauí vacina idosos com mais de 90 anos a partir de amanhã, dia 1104/02 às 13h48
MP ingressa com ação para garantir abastecimento de água em São João do Piauí27/01 às 18h41
São João do Piauí vai adotar as medidas restritivas de decreto estadualEnd: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados