São João do Piauí, 20 de abril de 2021
(86)995258210
Joe
Por: Joe
Em entrevista, presidente do SINDSERM fala sobre reivindicação do PISO dos ACS e ACE
Em entrevista, presidente do SINDSERM fala sobre reivindicação do PISO dos ACS e ACE
17/03/2021 16h12

Nesta segunda-feira, membros das categorias de ACS e de ACE se reuniram na Câmara Municipal a espera do encaminhamento do Projeto de Lei que atualiza o PISO salarial pela atual equipe de atual gestão.

O SINDICATO alega que recebeu do Secretário de Governo da gestão municipal a garantia de que de o projeto estaria na Câmara para ser apreciado, nesta segunda-feira,15, mas não aconteceu.

O Portal entrou em contato com o presidente do SINDSERM, Manoel Raimundo, que concedeu uma entrevista explicando a situação em que se encontram as duas categorias: ACS e ACE.

P: Como está a relação com a gestão do prefeito Ednei Amorim?

S:Buscamos sempre o entendimento, independente de grupo político, o sindicato acredita que resolver os impasses com diálogo e consenso sempre dará melhores resultados para ambas as partes. 

 P: Quais as principais reinvindicações pleiteadas pela categoria de servidores municipais?

S:Até o momento postulamos o cumprimento do piso do ACS/ACE e recomposição da inflação aos vencimentos dos servidores, excluindo para professores, devido ao governo federal ter zerado o valor anual do PISO do magistério.

  P: Quais os motivos da reunião ocorrida segunda-feira passada (15/03) de servidores na Câmara Municipal com os Vareadores?

S:Estávamos aguardando o envio do projeto de lei de atualização do piso do ACS/ACE, que foi garantido por o secretário de governo Leovegildo Amorim até a citada data.

P: Como foi conquistado o piso nacional dos ACS e ACE?

S:Através de uma luta em Brasília, onde os Agentes Comunitários de Saúde se mobilizaram, com apoio do Sindicato, e conquistaram, após alguns anos, o piso nacional para a categoria a ser implantado em três anos de forma escalonada.   

P: Existe algum impedimento para o cumprimento da lei do piso nacional dos ACS/ACE?

S:Não existe nenhum impedimento, pois trata-se de cumprir a lei federal, na qual o repasse referente e essa atualização já está sendo creditado para o município. Por ser lei aprovada anterior à lei complementar 173/20 (lei da pandemia), não há argumentos para o descumprimento.     

P: Teve reunião com o gestor municipal Ednei Amorim? Como foi?

S:Sim! estivemos com o gestor Ednei Amorim, juntamente com sua equipe administrativa e colocamos na conversa a pauta de reivindicação da categoria dos servidores, mostrando os pontos urgentes na valorização de alguns segmentos que precisam de atenção especial do gestor Ednei Amorim.  

P: Quais seguimentos são estes que você relatou?

S:Além do piso dos ACS/ACE e a reposição da inflação no salário dos servidores, que está sendo analisada pela assessoria jurídica da prefeitura, temos cargos como dos motoristas, agente de trânsito e servidores da saúde, exceto ACS e Médicos, que encontram em situação precarização.   

P: Qual foi a posição do Prefeito?

S:Encontrei nas palavras do prefeito o interesse em discutir e buscar medidas que visam sanar os problemas identificados, mas infelizmente até o presente momento na prática não temos resultado concreto nem em questões simples.

 P: De acordo com a situação, quais as medidas a serem tomadas pelo Sindicato?

S:Mesmo diante de um momento difícil de pandemia, buscaremos meios em mobilizar todas as categorias envolvidas, pois não podemos permitir, sobre quaisquer desculpas, que nossos direitos sejam descumpridos e desvalorizados.   

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium