São João do Piauí, 20 de setembro de 2021
(86) 995258210
Piauí
Joe
Por: Joe
MPF aciona a PF em inquérito contra 'sumiço' de 50 mil vacinas no Piauí
MPF aciona a PF em inquérito contra 'sumiço' de 50 mil vacinas no Piauí
26/03/2021 21h03

Na última quinta-feira, 25, foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) à Polícia Federal (PF) a instauração de um inquérito para averiguar um possível desvio de mais de 50 mil doses de vacinas contra a covid-19, pelo Governo do Piauí.

De acordo com informações, as 224 cidades que compõem o estado do Piauí deveriam ter recebido 392.080 doses do imunizante até agora, no entanto, foram registradas apenas 341.413 doses no cadastro do governo federal. Desse modo, contabiliza-se que o número de 50.667 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca estão sumidas e não podem ser localizadas.

O procurador da República, Kelston Pinheiro Lages solicitou à Polícia Federal uma apuração de um potencial crime de peculato, com o desvio das doses, assim como a identificação dos responsáveis por essas possíveis infrações penais.

“A vacina é um bem público com destinação específica. O seu desvio ou subtração em proveito próprio ou alheio em uma situação de normalidade já grave, numa situação de calamidade pior ainda com sérias repercussões do âmbito criminal e da improbidade administrativa. Os fatos são graves e precisam ser esclarecidos” disse Kelston Pinheiro Lages.

Até o presente momento, o governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT-PI) negou todas as acusações de desvios de doses de vacinas contra a covid-19, e assegurou que o sistema do governo será atualizado assim que as doses forem entregues a todos os municípios. No entanto, o governador também não foi capaz de explicar onde foram parar essas mais de 50 mil doses que sumiram.

FONTE: News Atual
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium