São João do Piauí, 20 de abril de 2021
(86)995258210
A FONTE
A FONTE
Notícias breves sobre poder e fatos políticos locais, regionais e nacionais
Joe
Por: Joe
Perseguição obsessiva ou 'stalking' agora é crime; entenda
01/04/2021 17h26

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º) a sanção pelo presidente Jair Bolsonaro da lei 14.132, aprovada pelo Congresso no início de março, que tornou crime a perseguição obsessiva, tanto online quanto física. A prática também é conhecida como “stalking”.

O ato é definido como a perseguição praticada por meios físicos ou virtuais que interfere na liberdade e na privacidade da vítima. A pena prevista é de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa.

A pena é dobrada caso o crime seja cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, se o crime for praticado por duas ou mais pessoas ou com uso de arma. 

A lei é de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF) e era uma reivindicação da bancada feminina. A senadora comemorou a aprovação da lei: "A Lei do Stalking é um necessário aperfeiçoamento do Código Penal para dar mais segurança às vítimas. Tentativas persistentes de aproximação, o envio repetido de mensagens e aparições “casuais” são alguns dos exemplos que causam sérios transtornos a quem é perseguido".

FONTE: Conteúdo R7
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium