São João do Piauí, 26 de julho de 2021
(86) 995258210
Política
Joe
Por: Joe
Após deixar PC do B, Dino anuncia que se filiará ao PSB junto com Freixo
Após deixar PC do B, Dino anuncia que se filiará ao PSB junto com Freixo
18/06/2021 09h45

Conforme adiantado pelo Poder360, o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou nesta 6ª feira (18.jun.2021) que se filiará ao PSB na próxima 3ª feira (22.jun). De acordo com ele, o  deputado Marcelo Freixo, que já tinha dito que entraria para o partido, também se juntará oficialmente à sigla na mesma data.

No dia anterior, Dino havia comunicado sua saída do PC do B. Era o último governador da sigla. A tendência é que Dino, ao migrar para o PSB, concorra ao Senado no ano que vem.

Flávio Dino está em seu 2º mandato à frente do governo do Maranhão. Antes, foi deputado federal de 2007 a 2011. Esteve filiado ao PC do B nos últimos 15 anos, segundo afirmou no Twitter.

MARCELO FREIXO E A ARTICULAÇÃO DA ESQUERDA

O deputado deixou o Psol na semana passada, depois de 16 anos como um dos protagonistas da sigla. Em seu perfil do Twitter, Freixo afirmou que a decisão de sair do Psol foi “longamente amadurecida e tomada após muito diálogo com dirigentes nacionais e estaduais do partido”. O deputado considera que as eleições de 2022 será um “plebiscito nacional sobre a Constituição de 1988” e que é necessário fazer alianças para combater o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A mudança faz parte das movimentações da esquerda para a eleição de 2022. O PSB se movimenta para ser ator importante nas eleições de 2020. O PT, que deve ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato ao Planalto, tenta atrair o apoio nacional do PSB.

O PC do B, assim como o Psol, vive momento delicado. O partido é um dos que está ameaçado pelo avanço da cláusula de desempenho, que retira acesso ao fundo partidário das siglas que têm poucos votos.

As siglas pequenas pressionam para que a reforma política em discussão na Câmara tenha medidas que evitem seu sufocamento.

Um projeto apoiado pelo PC do B, por exemplo, cria as federações partidárias, que facilita a eleição de deputados para siglas pequenas. A proposta corre em regime de urgência.

FONTE: Poder360
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium