São João do Piauí, 26 de julho de 2021
(86) 995258210
Polícia
Joe
Por: Joe
PF faz operação que investiga fraudes em registros sindicais
PF faz operação que investiga fraudes em registros sindicais
22/06/2021 10h04

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira, 22, mais uma fase da Operação Registro Espúrio, com a finalidade de apurar suposto esquema de ocultação de bens obtidos através de fraudes em registros sindicais no antigo Ministério do Trabalho. No governo do presidente Jair Bolsonaro, a pasta foi incorporada ao Ministério da Economia. Segundo a Justiça, uma organização criminosa formada por políticos e servidores fraudou concessões de registros de sindicatos.

Nesta manhã, agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Brasília. A PF identificou o desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Ministério do Trabalho por um único representante sindical. Conforme a TV Globo, trata-se de Mauri Viana, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil. O homem teria utilizado a própria empresa de modo a ocultar patrimônio. Caso venha a ser preso e condenado, pode pegar 10 anos de cadeia.

A GÊNESE DOS TRABALHOS

A primeira fase da Operação Registro Espúrio foi deflagrada em maio de 2018. Na ocasião, a PF fez buscas nos gabinetes dos deputados federais Paulinho da Força (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB). Dois dias depois da primeira fase da ação dos agentes, o então Ministério do Trabalho suspendeu a concessão de registros sindicais por 30 dias, posteriormente o período foi renovado por mais tempo.

Na segunda fase, deflagrada em junho, o alvo da PF foi a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). Na terceira fase da operação, o então ministro do Trabalho foi afastado do cargo. Na quarta fase da operação, Mauri Viana foi preso temporariamente em Londrina, no norte do Paraná. Na ocasião, a PF cumpriu, ao todo, nove mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em quatro Estados.

FONTE: ResvistaOeste
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium