Foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 09 de julho, os resultados da Operação Petróleo Real, realizada ontem (08), em Teresina. O balanço foi apresentado durante entrevista coletiva concedida na sede do Ministério Público do Piauí, na zona Leste da capital.
Ao todo, foram fiscalizados 22 postos, oito autuados, o que representa um total de 36% dos estabelecimentos visitados. Entre as irregularidades encontradas pelas equipes estiveram a medida baixa em bombas (10), lacre violado (01), divergência entre volume fornecido e total entregue (01) e posto sem inscrições obrigatórias (01) junto às autoridades competentes.
No Piauí, a operação foi executada para fiscalizar e combater fraudes em postos de combustíveis da capital. Durante os trabalhos dessa quinta-feira foram averiguadas a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor, verificação das licenças e alvarás, dentre outros aspectos analisados pelas equipes de fiscalização.
As empresas onde foram identificadas as irregularidades terão o prazo de 15 dias para apresentação de defesa junto ao Procon. As multas a serem aplicadas a esses postos pode variar entre R$ 600 a R$ 10 milhões.
O trabalho foi realizado de forma integrada pelo Programa Estadual Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão do Ministério Público Estadual, pela Delegacia de Combate aos Crimes Tributários e Consumidor (DECCOTERC), pelo Instituto Nacional Metrologia, Qualidade de e Tecnologia (INMETRO), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (SEMAM), pela Secretarias Estadual de Fazenda (SEFAZ) e Segurança Pública (SSP-PI), e contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal de Teresina. Além do Piauí, a ação aconteceu de forma simultânea em outros estados do país.
Na coletiva de imprensa, os representantes das instituições e órgãos de fiscalização disseram que o objetivo é expandir esse tipo de trabalho a municípios do interior. A “Petróleo Real” foi coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
11/09 às 05h05
“Extra do FPM” injetou quase meio milhão nos cofres da prefeitura de São João do Piauí11/09 às 04h47
Nova lei cria regras gerais para concursos públicos e permite provas on-line09/09 às 20h39
Pai suspeito de estuprar filha é preso no Piauí; abusos teriam iniciado desde os 5 anos09/09 às 17h09
Carlinhos Reis lidera corrida pela prefeitura de Pedro Laurentino com mais de 62%09/09 às 05h01
Ednei Amorim diz estar “só de olho" em quem trabalha na gestão e não vota nele