Hoje, a Procuradoria da República divulga os dados das atividades do órgão em 2014. Os pedidos de cassação foi feito com base nas investigações de denúncias de crimes eleitorais durante a campanha do ano passado, que constataram abuso de poder econômico, propaganda eleitoral extem-porânea, captação ilícita de sufrágio, corrupção eleitoral e uso de dinheiro não contabilizado, o chamado Caixa 2. As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral.
O Ministério Público Eleitoral apurou também irregularidades nas prestações de contas dos candidatos e dos partidos. "Pedimos cassação de mandatos de candidatos eleitos para todos os cargos. Mas o caso do governador Wellington Dias é o mais notório porque durante a corrida eleitoral houve apreensão de dinheiro, farto material de campanha, prisões de pessoas em posse deste dinheiro e o material de campanha do candidato", disse o procurador Kelston Lages ao Diário do Povo.
Ele não citou nomes de deputados eleitos que são alvos de cassação dos mandatos. Além da cassação, o procurador pediu ainda a perda dos direitos políticos dos denunciados. Os processos serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). As ações contra o governador Wellington Dias (PT) identificaram entre outras irregularidades abuso de poder econômico com apreensão de dinheiro e material eleitoral durante as eleições de 2014.
O principal elemento da denúncia contra o governador é a prisão do primo dele e ex-assessor no Senado Federal, José Martinho Ferreira Araújo, no dia 11 de setembro, com R$ 180 mil debaixo do banco traseiro de um Fiat Palio. A prisão e apreensão do dinheiro foram feitas pela Polícia Rodoviária Federal da Bahia na BR-242, no município de Barreiras. O dinheiro estava sendo trazido para o Piauí, mas Martinho não soube explicar sua origem.
O procurador Kelston La-ges disse que o relatório que será divulgado segunda-feira traz a descrição correta dos pedidos de cassação. "Identificamos falhas na natureza das ações, por isso a demora na divulgação do relatório. Mas já estamos cuidando nos reparos", explicou.
18/01 às 19h36
Governo prorroga suspensão de revisões do Bolsa Família18/01 às 19h31
Ministério oferece aplicativo para acompanhar vacina em tempo real18/01 às 19h23
Bolsonaro descarta substituir Pazuello, apesar de crise na saúde18/01 às 13h05
'A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador', diz Bolsonaro18/01 às 08h39
TCE-PI instaura auditoria na obra do SAMU da gestão do ex-prefeito Gil CarlosEnd: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados