São João do Piauí, 26 de setembro de 2021
(86) 995258210
Economia
Joe
Por: Joe
Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto
Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto
31/07/2021 21h47

Em agosto, o consumo de energia elétrica no Brasil terá bandeira tarifária vermelha, patamar 2. A informação foi divulgada no começo da noite desta sexta-feira (30) pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Isso significa que a eletricidade produzida no país vai ter um custo de cerca de R$ 9,49 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional - principalmente, como consequência do baixo índice de chuvas no país. Assim, as usinas hidrelétricas estão com capacidade reduzida de produção de energia - o que obriga o acionamento máximo das usinas termelétricas, que custam mais para produzir eletricidade.

Por isso, a Agência recomenda aos cidadãos brasileiros que procurem economizar o uso de energia elétrica, evitando desperdícios. Algumas dicas para isso incluem a regulagem correta dos chuveiros e diminuição do tempo dos banhos; evitar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evitar deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo; e utilizar ao máximo a iluminação natural, abrindo as janelas para deixar que a luz do sol ilumine os ambientes.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada no Brasil. As cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia vai custar mais ou menos, de acordo com as condições de geração de eletricidade.

FONTE: AgênciaBrasil
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium