São João do Piauí, 12 de janeiro de 2025
Piauí
Joe Santos
Por: Joe Santos
Sesapi afirma que Piauí não possui casos da variante Delta do Covid-19
12/08/2021 21h52

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio da Coordenação Estadual de Epidemiologia, informou nesta quinta-feira (12) que o Estado do Piauí não tem registros de casos da variante Delta. O registro mais próximo é na cidade de Poranga, no Ceará, localizado a 76 Km do município de Pedro II, no Piauí.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Ceará (CIEVS), a variante registrada em Poranga teria sido trazida por um grupo que esteve lá vindo de São Paulo para distribuir cesta básica na cidade e, após retorno ao estado de origem, um dos participantes apresentou PCR Positivo, e a variante delta, sendo confirmado pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de Poranga, bem como pelo CIEVS – São Paulo, onde o paciente reside.

 

De acordo com a Coordenadora Estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, a variante Delta foi detectada nos Estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão. “Não temos registros de casos no Piauí, mas a Sesapi orienta aos nossos municípios que são circunvizinhos a estes estados a intensificarem a vigilância de barreiras nas entradas de acesso às cidades, garantindo uma identificação de possíveis casos”, afirma Amélia.

 

Desde 2020, o Piauí tem casos de variantes, mas nenhum da Delta. Neste período, foram registrados oito casos das variantes P1, P2 e N9, em Teresina, Canto do Buriti, São João da Canabrava, São João do Piauí, União, e Prata do Piauí.  Já em 2021, foram, 29 casos identificados nas cidades de Teresina, Canto do Buriti, Altos, Floriano, Pedro II, Beneditinos, Parnaíba, José de Freitas, Brasileira, Luís Correia, sendo um procedente do município de Pedreiras(MA) e Brasília(DF).

 

A variante Delta foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020, no estado indiano de Maharashtra. Desde então se espalhou amplamente na Índia e ao redor do mundo, com múltiplas mutações. As funções exatas de cada mutação ainda não foram investigadas cientificamente, porém apresentam alta transmissibilidade.

FONTE: Lupa1
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em Webjornalismo de São João do Piauí

Redação: [email protected]

© Copyright 2025 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium