Se hoje o STF tem intervindo na esfera de competência de outros Poderes, não é por acaso. Em vez de conter o avanço cada dia mais evidente sobre decisões dos demais Poderes, a Câmara dos Deputados se deixou vencer por um voto contra. Com essa derrota, o Congresso perdeu mais uma chance de impor limites às decisões monocráticas e invasivas de ministros, por vezes questionadas como verdadeiras invasões de competências.
O parecer derrotado, que possibilitaria a destituição de ministros do Supremo Federal Tribunal foi apresentado pela deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) ao Projeto de Lei 4754/16 de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e outros. De acordo, a proposta, haveria a possibilidade de impeachment de ministros do Supremo Federal Tribunal (STF) que usurpassem competência do Congresso Nacional.
A verdade é que o texto era um substitutivo ao original, e estabelecia, na lei que define os crimes de responsabilidade (Lei 1.079/50), que “usurpar competência do Congresso Nacional” seria crime de responsabilidade dos ministros do Supremo. O texto original também previa como crime a usurpação de competência do Executivo.
Em seu parecer, Tonietto afirmou que o Estado brasileiro sofre um sério problema com o que ela considera uma “hipertrofia” do STF, que estaria “esvaziando completamente o sentido objetivo das palavras da Constituição, substituindo-o pelo programa ideológico de seus onze ministros”.
A proposta felizmente foi rejeitada. Não se sabe por quais motivos. Essa proposta talvez viesse a pôr um freio às decisões invasivas do Supremo contra outros Poderes, como foi o caso da indicação de Alexandre Ramagem, como Diretor da Policia Federal (PF), em abril de 2020.
06/01 às 05h02
Os nomes que Ednei guarda debaixo de sete chaves31/12 às 19h54
Disputa entre Alexandre e Ednei deve parar nos tribunais08/12 às 04h35
O raio-X das gestões para os sucessores29/09 às 04h40
Análise: A eleição mais acirrada de todos os tempos09/09 às 04h49
Ao denunciar Ednei Amorim, Equatorial citou “prática de gestão ilegal”29/08 às 05h22
Ednei corre contra o tempo e governistas convocam sessão extraordinária para votar ‘PL do Concurso’12/08 às 05h07
Embora tenha tido tempo, Ednei Amorim ignorou a realização de concurso01/08 às 22h16
PF mira Consórcio Nordeste pela compra de respiradores na pandemia30/07 às 09h40
Alexandre Mendonça e Ednei Amorim cara a cara com o Sindserm26/07 às 11h56
A lamentável desistência de Odilon Neto