São João do Piauí, 23 de outubro de 2021
(86) 995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
Decisão de Pacheco já era previsível. Ou alguém imaginou o contrário?
25/08/2021 20h22

A decisão do presidente do Senado Federal em rejeitar o pedido de impeachment protocolado por Bolsonaro já era mais do que previsível. Antes de decidir, Pacheco se sustentou em discursos genéricos sobre o pedido, chegando a afirmar que “O instituto do impeachment não pode ser banalizado, ele não pode ser mal usado, até porque ele representa algo muito grave, acaba sendo uma ruptura, algo de exceção. [...].”

A verdade é que o Senado Federal jamais pautará pedidos de impeachment contra nenhum ministro do STF, mesmo que este pedido contenha qualquer fundamento jurídico insofismável, ou que possa ter sido elaborado pelo mais renomado jurista do Brasil. Fato.

Os discursos genéricos pró-democracia de Pacheco se aliam ao que ele já deixou escapar nos bastidores: viabilizar sua candidatura em 2022 à presidência da República, contra Bolsonaro. Pautar o impeachment de Moraes, por ocasião de Bolsonaro, além de mexer errado nas pedras do tabuleiro só serviria para mostrar que ele estaria alimentando a tensão entre os dois órgãos de Poderes da República: a Presidência e o Supremo Tribunal Federal.

No entanto, é importante perceber que o pedido de impeachment por Bolsonaro não é nada antidemocrático ou apocalíptico. Se assim fosse, o que dizer do impeachment de Collor em 1992 não abalou os alicerces da democracia, quatro anos depois da promulgação da Carta Política de 88. O afastamento de Dilma em 2016 não causou ruptura. Mas o simples pedido de destituição de um ministro da Suprema Corte é fator de instabilidade no país, de ruptura institucional.  

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium