São João do Piauí, 28 de setembro de 2021
(86) 995258210
Mundo
Joe
Por: Joe
Na Ucrânia, pesquisadores encontram vala comum com milhares de vítimas de Stalin
Na Ucrânia, pesquisadores encontram vala comum com milhares de vítimas de Stalin
29/08/2021 18h08

Cientistas encontraram restos mortais de 8,6 mil pessoas em 29 valas comuns localizadas em Odessa, na Ucrânica. Os pesquisadores informaram se tratar de vítimas do ex-ditador da União Soviética Josep Stalin. Os óbitos ocorreram durante o Grande Expurgo, quando 750 mil foram assassinados a mando do governante de extrema esquerda, no fim dos anos 1930.

Na sexta-feira 27, Sergiy Gutsalyuk, chefe da filial regional do Instituto Nacional de Memória da Ucrânia, explicou à agência de notícias AFP que é impossível reconhecer a identidade das pessoas, visto que os documentos da época são sigilosos e mantidos em Moscou. “A papelada nunca será entregue a nós sob o atual governo da Rússia”, disse Gutsalyuk.

Aleksander Babich, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta das sepulturas, afirmou que o número de vítimas pode ser ainda maior, já que as escavações ainda estão em andamento. Segundo estimativas de historiadores, centenas de milhares de ucranianos foram presos em campos de trabalhos forçados durante a ditadura de Stalin.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium