São João do Piauí, 23 de outubro de 2021
(86) 995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
O OIF e a arrecadação extra para custear o Auxílio Brasil
19/09/2021 09h05

O governo federal ao optar por aumentar o repasse aos beneficiários do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, teve que dizer de onde captaria esse recurso. A saída não poderia ser a CPFM. Porque esse imposto é visto como um verdadeiro fantasma, principalmente em época de reeleição. Dessa forma, o governo buscou uma fonte que desgastasse menos a imagem do próprio governo: o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O IOF é um imposto cobrado em taxas cambias, de crédito e outras operações como títulos. Na prática, você percebe esse imposto quando usa seu cartão de crédito, cheque especial, compra dólar, envia dinheiro para o exterior ou compra um imóvel financiado. Enfim, tudo que envolva créditos.

Esse imposto é cobrado sobre a maior parte das operações financeiras e serve para gerar receita para União. Ele também funciona como forma de regular o mercado financeiro, uma vez que, com os dados coletados a partir das movimentações financeiras, torna-se possível avaliar como está funcionando a oferta e demanda de crédito no país.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é pago tanto por pessoas físicas quanto por empresas que efetuam operações como empréstimos, câmbio, contratação de seguros ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários. O imposto varia de acordo com o tipo de operação.

Por fim, cumpre destacar que para aumentar o valor do benefício assistencial Auxílio Brasil, a equipe econômica do governo federal teve que dizer de onde viriam esses recursos. Até por que a LRF obriga exige a indicação da fonte de receita para cada despesa permanente que propõe.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium